quinta-feira, 26 de julho de 2012

Brasil começa bem nos Jogos Olímpicos

Seleção masculina abre boa vantagem, mas vence Egito por 3 a 2, e a feminina se impõe à frágil Camarões, por 5 a 0; a favorita Espanha decepciona entre os homens e perde para o Japão

Antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, o futebol conclui a primeira rodada. Entre os homens, a surpresa foi a derrota da Espanha, uma das favoritas, para o Japão, por 1 a 0, com gol de Otzu, jogador do alemão Borussia Moenchengladbach. O resultado poderia ser superior se os japoneses não pecassem nas finalizações em gol. A Espanha demonstrou que, mesmo adotando o mesmo estilo do time principal, campeão mundial e bicampeão europeu, encontra dificuldades quando fica em desvantagem. Porém, o time é bom e ainda pode se classificar, e bem, e disputar a medalha de ouro. Na Copa de 2010, a Espanha perdeu para a Suíça, na estreia, e depois não sofreu mais gols e venceu todos os adversários até a decisão contra a Holanda.

Otzu marca contra a Espanha (crédito: site do Comitê Olímpico do Japão)

No grupo da Espanha, o D, Honduras e Marrocos, empataram por 2 a 2. O resultado é até favorável aos espanhóis, que não precisariam fazer contas. Basta vencer seus dois próximos adversários para se garantir. Só que, se ficar na segunda posição, isso significa que, caso não ocorra outra surpresa, o adversário da fase quartas-de-final seria o Brasil, provável vencedor do Grupo C. O Brasil vencia o Egito por 3 a 0 no primeiro tempo, relaxou, sofreu dois gols e quase se complicou. Na mesma chave, a Bielorússia venceu a Nova Zelândia por 1 a 0. A seleção europeia só venceu graças à falha do goleiro neozelandês no lance do gol.

Rafael comemora o primeiro gol brasileiro com Neymar (crédito: CBF)

Pelo Grupo A, o Uruguai venceu, de virada, os Emirados Árabes Unidos, por 2 a 1, num jogo complicado. O gol de empate foi em cobrança de falta e o segundo numa jogada trabalhada por Lodeiro (autor do gol) e Luís Suárez. No outro jogo do grupo, a Grã-Bretanha estreava com vitória, mas cedeu o empate no final para o Senegal: 1 a 1. Os africanos jogaram bem e poderão deixar a seleção anfitriã em situação delicada se conseguirem bom resultados contra os uruguaios na segunda rodada.
Quatro equipes lideram o Grupo B, com 1 ponto cada. O desempate é pelo número de gols, já que Suíça e Gabão empataram por 1 a 1. No outro jogo, México e Coreia do Sul ficaram no 0 a 0. Os desempenhos dos africanos e dos asiáticos tornam a disputa imprevisível.

Futebol feminino

Nada de surpresas entre as mulheres, com destaque para os Estados Unidos, que venceu a França, de virada, por 4 a 2, depois de desvantagem por 2 a 0. As norte-americanas, na quinta Olimpíada, despontam novamente como favoritas à medalha de ouro. Se isso ocorrer, será a quarta conquista, pois já subiu ao lugar mais alto do pódio em 1996, 2004 e 2008 – em 2000 também disputou a final, mas perdeu para a Noruega.

Alex Morgan marca dois gols para as norte-americanas

A seleção dos Estados Unidos é a atual vice-campeã mundial – perdeu a final, nos pênaltis, para o Japão, em 2011, na Alemanha. Pelo mesmo grupo, a Coreia do Norte venceu a Colômbia por 2 a 0. A equipe norte-coreana se recusou a jogar depois de um incidente na entrada das delegações no gramado. A bandeira conduzida pelo mascote não era a do país, mas a da vizinha Coreia do Sul. Depois de solucionado o problema, o jogo ocorreu. As norte-coreanas têm uma boa base e deverão disputar a segunda vaga com a França. Ou a terceira, já que as duas melhores terceiras colocadas na primeira fase se classificarão para a fase quartas-de-final. No futebol feminino participam 12 seleções e oito passam adiante.
E japonesas, campeãs, mundiais, também começaram bem, vencendo o Canadá por 2 a 1. No mesmo grupo, a Suécia, tradicional na modalidade, estreou goleando a África do Sul por 4 a 1. As suecas deverão brigar pelas duas primeiras posições e o Canadá tem todas as condições de se classificar pelo índice técnico, como terceira colocada.

Renata Costa comemora seu gol com Marta (crédito: CBF)

O Brasil aparece como o favorito de seu grupo depois da boa vitória contra as camaronesas. A Grã-Bretanha venceu a Nova Zelândia, por 1 a 0, e deverá disputar a primeira posição. Restará às neozelandesas e camaronesas tentarem se classificar como uma das duas terceiras colocadas. Para isso, no confronto direto uma terá que sair vencedora e depender dos outros resultados, ou ter um saldo de gols menos ruim que outras concorrentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário