sexta-feira, 20 de julho de 2012

Campeonato Russo começa com novo calendário

Quatro times de Moscou brigam contra o bicampeão Zenit São Petersburgo pelo título; o camaronês Eto’o, maior salário do mundo, é o destaque da competição e do Anzhi

Desde a queda do comunismo e a divisão da antiga União Soviética, pela primeira vez a Premier League Russa (o Campeonato Russo), que começou nesta sexta-feira (20 de julho), com a vitória do Lokomotiv Moscou, fora de casa, por 3 a 2, sobre o recém-promovido Mordovia Saransk, será disputada com calendário semelhante ao dos demais países europeus. Antes, o calendário era anual, como no Brasil. A mudança é boa para essa adequação, evita problemas em 2018, quando será sede da Copa, e os clubes ainda podem se beneficiar nas competições do continente. Geralmente, na Liga dos Campeões e Liga Europa os times russos caem de produção após a metade da competição, pois os jogadores entravam em férias no final do ano. Na volta, fracassam.

A Liga Russa é disputada desde 1992. Essa é a 21ª edição e o Zenit São Petersburgo tentará conquistar o tricampeonato. Na atual temporada, cada time poderá usar sete estrangeiros numa partida – eram seis até a passada. O campeão será conhecido em turno e returno, em 30 rodadas, e os dois últimos serão rebaixados, sendo que o 14º colocado disputará uma repescagem contra o terceiro colocado da segunda divisão para definir a última vaga da temporada seguinte.

O camaronês Samuel Eto’o, do Anzhi Makhachkala, continua sendo a principal atração da Liga Russa. Além do campeão Zenit, os quatro times de Moscou figuram como favoritos: Spartak, Dynamo, Lokomotiv e CSKA. O Rubin Kazan e o Anzhi são outros pretendentes a levantar a taça.

Samuel Eto’o, do Anzhi Makhachkala

Os times:

Zenit São Petersburgo (www.fc-zenit.ru) – O italiano Luciano Spalletti dirige o atual bicampeão, que disputará a Liga dos Campeões da Europa e ainda pretende continuar no topo em seu país. O time continua forte e contratou o jovem meia georgiano Levan Kenia (ex-Schalke-04-ALE), de 21 anos. O meia português Danny voltará de contusão até o final do ano. Os destaques são o atacante Aleksandr Kerzhakov, um fiasco na Eurocopa, o ótimo goleiro Vyacheslav Malafeev, o zagueiro italiano Domenico Criscito e o voltante russo Igor Denisov. O atacante Andrei Arshavin voltou ao Arsenal-ING.

Vyacheslav Malafeev, do Zenit

CSKA Moscou (www.pfc-cska.com) – O técnico Leonid Slutskiy tentará melhorar a 3ª colocação da última temporada e o time ainda disputará a fase de play-offs da Liga Europa. Mário Fernandes (ex-Grêmio) foi contratado, mas o destaque é o atacante marfinense Seydou Doumbia. O japonês Keisuke Honda continua no grupo, assim como os russos Igor Akinfeev (goleiro) e os gêmeos zagueiros Alexei e Vasili Berezutski. Elizbarovich Dzagoev, um dos seis artilheiros da Eurocopa, é uma das atrações.

Elizbarovich Dzagoev, do CSKA

Spartak Moscou (www.spartak.com) – O treinador espanhol Unai Emery chegou do Valencia-ESP ao time mais popular e maior campeão (nove títulos em dez temporadas) da Rússia, que tem como destaque o atacante nigeriano Emmanuel Emenike. Vice-campeão da última temporada (não é campeão desde 2001), o time ainda disputará o play-off da Liga dos Campeões. O brasileiro Rômulo (ex-Vasco) foi contratado. Outros destaques são o brasileiro Welliton, o russo Diniyar Bilyaletdinov e o holandês Demy de Zeeuw.

Lokomotiv Moscou (www.fclm.ru) – Após deixar o comando da seleção da Croácia, Slaven Bilic assume o time para pular da sétima posição para o título. É o principal reforço, assim como Aleksandr Samedov (ex-Dynamo Moscou) e Vedran Corluka (ex-Tottenham-ING e Bayer Leverkusen-ALE). No elenco ainda estão o goleiro brasileiro Guilherme, Denis Glushakov, Victor Obinna e Roman Pavlyuchenko.

Roman Pavlyuchenko, do Lokomotiv

Dynamo Moscou (www.fcdynamo.ru) – Sergei Silkin quer melhorar a 4ª posição passada e também disputará a 3ª fase preliminar da Liga Europa. O time quer o inédito título, não conquistado no último campeonato, por isso manteve a base. O clube é grande, mas só conquistou sete vezes a competição da antiga União Soviética, na maioria das vezes com o goleiro Lev Yashin, considerado um dos melhores de todos os tempos em sua posição. O brasileiro naturalizado alemão Kevin Kurányi é um dos destaques, ao lado do ucraniano Andriy Voronin. Contratou ainda o zagueiro croata Gordon Schildenfeld (ex-Eintracht Frankfurt-ALE), que fez boa Eurocopa.

Kevin Kurányi, do Dynamo

Anzhi Makhachkala (www.fc-anji.ru) – O holandês Guus Hiddink comanda o time que terminou na 5ª colocação na temporada passada, a primeira na elite, e disputará a 2ª fase preliminar da Liga Europa. O camaronês Samuel Eto'o permanece, após títulos por Real Madrid, Barcelona e Internazionale. É um time rico, com dinheiro injetado por Suleyman Kerimov, que investiu 18 milhões de euros no marfinense Lacina Traoré, do Kuban Krasnodar. A meta é disputar o título russo. Eto’o ganha 20 milhões de euros por ano, é o jogador mais bem pago do mundo, e a meta é dar retorno ao investimento. O meia-lateral Yuri Zhirkov continua. O lateral brasileiro Roberto Carlos permanece lá, mas não deverá jogará mais.

Rubin Kazan (www.rubin-kazan.ru) – O treinador Kurban Berdyev terá alguns reforços para tentar melhorar a sexta posição e ainda disputar a fase de grupos da Liga Europa, que chegou graças ao título da Copa da Rússia. O time iniciou a temporada vencendo a Supercopa da Rússia, vencendo o Zenit por 2 a 0. Contratou o argentino atrapalhado Pablo Mouche (ex-Boca Juniors), vice-campeão da Libertadores. O brasileiro Carlos Eduardo (ex-Grêmio), contratado por 20 milhões de euros em 2010 do alemão Hoffenheim, recuperado de contusão, estará de volta.

Amkar Perm (http://fc-amkar.org/) Foi 10º na temporada passada e o treinador é Rustem Khuzin. O clube está na elite, onde tenta permanecer, desde 2004. O veterano meia búlgaro Georgi Peev lidera o time.

Alania Vladikavkaz (www.fc-alania.ru) – Vice-campeão da 2ª divisão na temporada passada, o time é dirigido por Vladimir Gazzaev. O clube foi campeão em 1995 sob o comando de Valery Gazzaev, hoje presidente e pai do atual técnico. O volante lituano Deividas Semberas, ex- CSKA, é o destaque. O time tem os brasileiros Rudnei, o zagueiro Carlos Cardoso e atacante Danilo Neco.

Alania Vladikavkaz, campeão em 1995
 
Kuban Krasnodar (www.fckuban.ru) – O treinador romeno Dan Petrescu é o principal destaque. O time perdeu Lacina Traoré, que marcou 18 gols no último campeonato, para o Anzhi. Vários reforços chegaram, mas ainda são incógnitas. Zelão (ex-Corinthians) é o único brasileiro no elenco.

Krasnodar (www.fckrasnodar.ru) – Fundado em 2008, o clube disputa a segunda temporada na elite, bancado pelo proprietário, o biolionário Sergey Galitsky. Investimentos foram feitos para brigar, ao menos, por uma vaga em copas europeias. O destaque é o atacante Yura Movsisyan. O brasileiro Joãozinho (ex-Portuguesa) continha no time.

Terek Grozny (www.fc-terek.ru) – O time da Chechênia disputará a quinta temporada na elite a se não cair já será um grande feito. O técnico Stanislav Cherchesov terá o meio-campista Maurício (ex-Corinthians e Fluminense) como principal jogador. O volante Adílson (ex-Grêmio) e o zagueiro Antônio Ferreira (ex-Cabofriense) são outros destaques.

Krylia Sovetov (www.kc-camapa.ru) – Andrei Kobelev terá vários reforços, como Petr Nemov (ex-Rubin Kazan), para tentar evitar o risco de rebaixamento.

Mordovia Saransk (www.fc-mordovia.ru) – O treinador Fyodor Shcherbachenko tentará manter o campeão da 2ª divisão passada na elite russa, da qual é estreante. Artilheiro da segundona, com 31 gols, Ruslan Mukhametshin continua no grupo.

Volga Nizhny Novgorod (www.fcvolgann.ru) – O técnico Gadzhi Gadzhiev, ex-Anzhi, terá trabalho para evitar o descenso. O time estreou na elite na última temporada e quase caiu. O clube buscou reforços no rival Nizhny Novgorod, que perdeu a disputa contra a queda contra o Volga.

Rostov (www.fc-rostov.ru) – O montenegrino Miodrag Bozovic tentará evitar o risco de rebaixamento da última temporada. Para isso, se reforçou bem. O goleiro croata Stipe Pletikosa continua no elenco.

Escudos dos times da Premier League Russa

Títulos russos:
-Spartak Moscou (9)
-CSKA Moscou (3)
-Zenit São Petersburgo (3)
-Rubin Kazan (2)
-Lokomotiv Moscou (2)
-Alania Vladikavkaz (1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário