quarta-feira, 25 de julho de 2012

Oito times brasileiros disputam a Copa Sul-americana

A 10ª edição da competição já começou e o campeão garantirá participação na Taça Libertadores da América de 2013

Na primeira fase da Copa Sul-americana, já em disputa, nenhum time brasileiro participa. Os oito, mais seis argentinos, entram a partir da segunda fase, que começará na terça-feira (31). As duas fases serão simultâneas, terminando em 30 de agosto. O Universidad de Chile, campeão de 2011, que foi semifinalista da Libertadores de 2012, eliminado pelo argentino Boca Juniors, entra na disputa na fase oitavas-de-final. No total, 47 times participam. O México, que já teve o Pachuca como campeão, em 2006, e Pumas e América, vice, respectivamente em 2005 e 2007, não terá representantes neste ano. A decisão será em 12 de dezembro. O Boca Juniors é o que mais títulos conquistou: dois, em 2004 e 2005. Quatro argentinos somam cinco títulos.
A conquista da Copa Sul-americana agora vale vaga à Libertadores

O Brasil é o país com mais participantes neste ano. O primeiro confronto brasileiro será entre Grêmio e Coritiba, no dia 31 de julho (o segundo jogo será em 23 de agosto). No dia seguinte estreiam os outros seis: Bahia x São Paulo, Palmeiras (já garantido na Libertadores de 2012, por ter conquistado o título da Copa do Brasil) x Botafogo e Atético-GO x Figueirense. Os confrontos entre argentinos são os seguintes: Argentinos Juniors x Tigre, Colón x Racing e o campeão da Copa Argentina 2012 ou 11º no acumulado de pontos em 2011 contra o Independiente. A final da Copa Argentina ocorrerá em 8 de agosto, entre Boca Juniors e Racing, que já está garantido na competição ou seja, se o Racing vencer, o All Boys fica com a vaga.
 Universidad de Chile é o atual campeão

Os demais países da América do Sul terão quatro participantes na Sul-americana: Bolívia (Oriente Petrolero, Universitario de Sucre, Aurora e Blooming), Chile (terá cinco, contando o Universidad de Chile, sendo que os demais são Universida Catolica, Cobreloa, O’Higgins e Deportes Iquique), Colômbia (Millonarios, Envigado, Deportes Tolima e La Equidad), Equador (Barcelona, LDU Loja, Deportivo Quito e Emelec), Paraguai (Olimpia, Cerro Porteño, Tacuary e Guaraní), Peru (Universidad San Martín, León de Huánuco, Unión Comercio e Inti Gas), Uruguai (Liverpool, Cerro Largo, Danubio e Nacional) e Venezuela (Mineros de Guayana, Deportivo Lara, Monagas e Deportivo Táchira).
 O peruano Cienciano foi a maior surpresa: venceu o River Plate na final em 2003

Nos dois primeiros jogos, a Copa Sul-americana teve apenas um gol: Danubio 0 x 0 Olimpia e Tacuary 0 x 1 Cobreloa (gol de Troncoso). Dos times brasileiros, apenas o Internacional foi campeão, em 2008, batendo o Estudiantes (ARG) na final. Os outros campeões foram: San Lorenzo (ARG), Arsenal de Sarandí (ARG), Cienciano (Peru), Independiente (ARG) e LDU Quito (Equador). Outros brasileiros finalistas, como vice, foram Goiás e Fluminense. Dos oito participantes brasileiros desta edição apenas São Paulo e Palmeiras chegaram às semifinais. O maior artilheiro numa edição foi Eduardo Vargas, da Universidad de Chile, em 2011, com 11 gols. Dos brasileiros, Alex e Nilmar, ambos do Inter, dividiram a artilharia em artilharia, com 5 gols, em 2008, e Rafael Moura, do Goiás, fez 8 gols em 2010.
O Arsenal de Sarandí venceu a competição em 2007

O torcedor do São Paulo, que sonha em voltar à Libertadores, tem motivos para preocupação. Nas duas primeiras fases, Bahia na estreia, e possível confronto posterior contra Deportes Iquique, Nacional (URU), Monagas ou LDU Loja, a tarefa aparenta ser simples. Porém, se passar pelas duas fases, o próximo confronto seria contra o atual campeão, o Universidad de Chile. O campeão da Sul-americana garantirá, como ocorre desde a edição de 2011, uma vaga na próxima Libertadores, além da decisão da Recopa Sul-americana de 2013 (contra o atual campeão da Libertadores, o Corinthians) e a participação na Copa Suruga Bank de 2013 (competição disputada desde 2008), contra o campeão da Copa da Liga Japonesa deste ano. Neste ano, em 1º de agosto, o Universidad de Chile disputara a Suruga Bank contra o Kashima Antlers. O Inter venceu essa competição em 2009, contra o Oita Trinita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário