quinta-feira, 7 de julho de 2016

Allez les Bleus! E que venha Portugal na final!


França faz 2 a 0 na Alemanha e chega à final da Eurocopa

A Alemanha estava melhor postada em campo, mas um pênalti discutível mudou o rumo da partida e, com dois gols de Griezmann, os franceses garantiram a vaga na decisão contra o time liderado por Cristiano Ronaldo. Os alemães, atuais campeões mundiais, continuam fortes, mas perderam pela primeira vez para a França em eliminatórias em grandes competições

Em Marselha, contra a Alemanha, a França demostrou que não é apenas uma boa anfitriã, mas que é uma equipe bem montada e disposta a conquistar o terceiro título da Eurocopa, contra Portugal, de Cristiano Ronaldo, na final, em Saint-Denis. Se conseguir isso, será o segundo título europeu em casa, dos três organizados. Antoine Griezmann assumiu o papel de protagonista e, com dois gols, garantiu a vitória dos franceses. A Alemanha, atual campeã do mundo, experiente, não empolgou durante a competição, mas tem um trabalho forte e nas derrotas o time se fortalece para futuras competições. Foi a primeira vitória eliminatória da França contra a Alemanha em grande competição: perdeu nas semifinais de 1982 e 1986 e nas quartas-de-final de 2014, todas em Copas do Mundo.

França comemora a vitória sobre a Alemanha
 

Os alemães dominaram a maior parte do primeiro tempo. Lloris evitou um gol, em chute de Can, outro de Schweinsteiger. A marcação forte encurralou a França, que não conseguia passar do meio de campo. Nos acréscimos, porém, o juiz Nicola Rizzoli marcou toque de mão de Schweinsteiger, em dividida com Evra, e o pênalti, cobrado com perfeição por Griezmann. O francês isolava, pelo menos até o momento, o pênalti perdido pelo Atlético de Madrid na final da Champions League, contra o rival Real Madrid, em Milão.

Com a vantagem no placar, a França voltou mais centrada, explorando os contra-ataques. A Alemanha tinha posse de bola, mas não concluía e mal chegava na área. Numa falha defensiva de Kimmich com Mustafi, que substitui Boateng, que se contundiu, Pogba cruzou, Neuer cortou, mas a bola sobrou para Griezmann fazer o segundo gol com um leve toque. Ali praticamente o jogo ficou decidido, embora Lloris visse uma bola de Kimmich no travessão e tivesse que fazer uma defesa difícil nos acréscimos.

Griezmann torna-se o protagonista francês
 

O treinador francês Didier Deschamps achou a melhor formação do time durante a competição. A suspensão de Rami na defesa, contra a Islândia, abriu vaga para Umtiti, que não tem comprometido. E Sissoko deu nova opção tática com a saída de Kanté, também suspenso contra os islandeses. E Griezmann, enfim, cresce a cada jogo. É discreto, mas bom de bola, vive uma ótima fase. A Eurocopa tende a ser dele, artilheiro com 6 gols, ofuscando Pogba, que tem talento, mas não está brilhando.

Griezmann faz o segundo gol francês
 

A Alemanha perdeu jogadores por contusão antes da competição, como tem ocorrido nos últimos anos. Marco Reus ficou de fora da Copa do Mundo e da Eurocopa. E também perdeu Khedira e Mario Gomez durante essa competição. Isso diminuiu as opções ofensivas alemãs. O time é forte e Löw levou vários jovens, que, se não jogaram tanto, já conhecem o clima de grandes competições. A Alemanha terá as eliminatórias e também a Copa das Confederações de 2017 para se preparar para o Mundial de 2018, na Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário