domingo, 3 de julho de 2016

França quebra o encanto islandês


Em 45 minutos, franceses passam pela Islândia e enfrentam a Alemanha

O conto de fadas islandês chegou ao fim na Eurocopa. Em Saint-Denis, a França venceu por 5 a 2 e garantiu a vaga na semifinal contra a Alemanha, atual campeã mundial. A partida ficou praticamente definida no primeiro tempo, com a vantagem de 4 a 0 imposta em ataques certeiros. A Islândia, no entanto, seguiu determinada a encerrar sua campanha na competição de forma digna e venceu o segundo tempo por 2 a 1. Foi uma participação histórica dos islandeses, que conquistaram o mundo com o seu futebol e a sua torcida, pequena, mas vibrante até o final.

O conto de fadas islandês chegou ao fim na Eurocopa. Em Saint-Denis, a França venceu por 5 a 2 e garantiu a vaga na semifinal contra a Alemanha, que será disputada no Estádio Vélodrome, em Marselha. A partida ficou praticamente definida no primeiro tempo, com a vantagem de 4 a 0 imposta em ataques certeiros. A Islândia, no entanto, voltou firme e determinada a encerrar a campanha na competição de forma digna e fez um bom segundo tempo, e, para o seu consolo, vencendo por 2 a 1. Foi uma participação histórica dos islandeses, que conquistaram o mundo com o seu futebol e a sua torcida, pequena, mas vibrante até o final.

Griezmann faz o 100º gol da Eurocopa, da qual é o artiheiro, com 4


A Islândia estava invicta e tinha surpreendido Portugal (primeira fase) e Inglaterra (eliminada na fase oitavas-de-final), e estava entusiasmada para chegar mais longe. Mas talvez tenha respeitado demais os anfitriões, que não tiveram atuação oscilante como a Inglaterra, que saiu na frente, sofreu o empate, a virada e se perdeu. A França foi eficiente ofensivamente e, com 12 minutos, aproveitou um vacilo defensivo dos islandeses: Giroud abriu o placar. Pouco depois, Pogba, de cabeça, após cobrança de escanteio, fez 2 a 0. Os islandeses tentaram sair ao ataque, mas assustados. E, no final do primeiro tempo, Payet fez o terceiro gol francês e, na sequência, em contra-ataque longo, Griezmann fez o quarto, o 100º gol da Eurocopa, tornando-se o artilheiro isolado, com 4 gols.

A última cena islandesa: o agradecimento à empolgante torcida
 

No segundo tempo, a Islândia voltou com duas alterações, uma no ataque e outra na defesa. Sigthórsson descontou para os islandeses, que se animaram. No lance seguinte, Giroud fez o quinto gol francês, de cabeça, em vacilo defensivo novamente dos zagueiros da terra do gelo. A França, então, controlou melhor o jogo e, no final, Birkir Bjarnason marcou o segundo gol islandês, de cabeça, mostrando que a defesa francesa tem falhas. Aliás, os anfitriões mostraram várias falhas defensivas, preocupando o técnico Didier Deschamps. Os zagueiros não são tão confiáveis e o veterano lateral Evra não está agradando a torcida. No confronto contra a Alemanha, se essas falhas se repetirem, talvez os franceses não estejam em vantagem no placar. Quanto aos adversários eliminados, a Islândia, com seus cerca de 330 mil habitantes, os receberá com festa pela bela e histórica campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário