sexta-feira, 15 de julho de 2016

Atlético Nacional e Independiente del Valle decidem a Libertadores



Decisão sem brasileiros e argentinos

Boca Juniors e São Paulo, pela tradição, seriam os favoritos para a final? Só em teoria, pois na prática os colombianos, com o melhor desempenho desta competição, superaram os brasileiros com um ótimo futebol. E os equatorianos do Del Valle fizeram o mesmo diante do Boca, vencendo os dois jogos, ambos de virada. Será a primeira final de Libertadores, desde 1991, quando o chileno Colo-Colo (campeão) e o paraguaio Olímpia se enfrentaram, que não terá nem brasileiros nem argentinos entre os finalistas.

O feito do Atlético Nacional até era esperado, pois fará a terceira final da competição de sua história, e já tem um título (1989, superando o Olímpia, nos pênaltis). Soube enfrentar e superar o São Paulo nas duas partidas, pois o tricolor paulista só teve bom desempenho no primeiro tempo do jogo em Medellín. Erros de arbitragens alegados pelos são-paulinos dificilmente mudariam o quadro, já que o time quase não chutou em gol no confronto: no segundo tempo, nenhum chute. O Nacional venceu por 2 a 0 no Morumbi e 2 a 1 em casa. E decidirá o título em casa – em 1985 perdeu a final para o Grêmio.

Vitória história do Del Valle em La Bombonera
 

O Independiente del Valle nunca foi campeão equatoriano e estreou na divisão principal de seu país em 2010. Ou seja, é um novato. Foi vice-campeão nacional em 2013, ano em que disputou a Copa Sul-americana, estreando na Libertadores no ano seguinte, sendo eliminado na primeira fase porque o argentino San Lorenzo (que seria o campeão, com Edgardo Bauza como técnico) fez um gol nos acréscimos contra o Botafogo do Rio. Neste ano, em casa, só não venceu o Colo-Colo na estreia, mas se classificou ao empatar em Santiago, no Chile, no último confronto – era o grupo do Atlético Mineiro.

Borja marcou 4 gols contra o São Paulo em dois jogos
 

Nas fases eliminatórias, o Del Valle venceu os jogos em casa contra o argentino River Plate e o mexicano Pumas, perdendo os jogos de volta, fora – derrota insuficiente para eliminá-lo em Buenos Aires e vitória nos pênaltis em Monterrey. E nas semifinais venceu o Boca em casa por 2 a 1, de virada, e em La Bombonera por 3 a 2, também de virada. O site do jornal argentino Olé não perdoou e soltou a manchete: "Un papelón!"

Título do site argentino Olé
 

Enfim, será uma final surpreendente, mas dos times que melhor atuaram nas semifinais e na própria competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário