domingo, 22 de junho de 2014

Caravela ainda ancorada

Portugal quase foi eliminado e Bélgica já está classificada

Os portugueses empataram nos acréscimos e evitaram o vexame antecipado, mas dificilmente chegarão às oitavas-de-final


Cristiano Ronaldo continua na Copa. Para a sorte de Portugal? Ou azar do Real Madrid? O gajo não está na sua melhor condição física, mas ainda se esforça, porém Portugal dificilmente se classificará para a fase oitavas-de-final, embora Varela tenha garantido o empate por 2 a 2 contra os Estados Unidos, em Manaus, no último minuto dos acréscimos. Até então, os norte-americanos estavam se classificando, com gols de Jones (o gol número 2.300 em Copas) e Dempsey. O primeiro gol português foi de Nani, numa falha defensiva norte-americana. Aliás, não fossem os vacilos do adversário, o passaporte português já estaria carimbado para a volta. E Gana continua no páreo. Portugal terá que golear os bons ganeses e torcer para uma vitória alemã contra os Estados Unidos. Ou seja, a caravela deverá zarpar logo.

Klinsmann cumprimenta Dempsey, mas a vaga ainda não foi definida (crédito: ussoccer.com)

No Maracanã, a Bélgica venceu no final a Rússia, por 1 a 0, com gol de Origi, garantindo o time de Marc Wilmots na próxima fase. Porém, foi um jogo equilibrado, com alternâncias de domínio. Os belgas demostraram cansaço até dez minutos do final, depois os russos pregaram. Agora, a Rússia terá que vencer a Argélia, em Curitiba, para se classificar. Os argelinos utilizaram a correria, típica dos sul-coreanos, para vencer o time asiático por 4 a 2. Os 3 a 0 no primeiro tempo garantiram a vitória da Argélia. Os asiáticos ainda têm chance de classificação, mas precisam ganhar da Bélgica e torcer por um resultado que lhe favoreça no saldo de gols. Situação difícil.

A segunda rodada da Copa terminou. Foram 94 gols em 32 jogos. Os últimos 16 serão emocionantes, com exceção do confronto entre Espanha e Austrália, que nada vale, a não a despedida de vários jogadores campeões mundiais de uma Copa. Isso se jogarem, como Casillas, Xavi, Xabi Alonso, David Villa e, talvez, Iniesta, fora alguns reservas campeões. O jogo será nesta segunda-feira, em Curitiba. Outro que se despedirá, se jogar, nesta data, será o camaronês Samuel Eto’o, em Brasília, contra o Brasil.

Em duas rodadas, seis seleções se classificaram com antecedência: Holanda, Chile, Colômbia, Costa Rica, Argentina e Bélgica. E cinco só cumprirão tabela no terceiro jogo – além de Espanha e Austrália, estão fora Camarões, Inglaterra e Bósnia. Cinco jogadores foram expulsos, três gols dos 94 foram contra. Foram marcados sete gols de pênalti e um foi desperdiçado (Benzema, da França). Somente um gol de falta, do suíço Dzemaili.

Nenhum comentário:

Postar um comentário