sexta-feira, 13 de junho de 2014

Encanto azul!



A “tamancada” da Holanda na atual campeã mundial

De virada, após sofrer gol de pênalti inventado pelo árbitro, a Holanda mostra força, disciplina tática e rapidez


O destaque do segundo dia da Copa foi a goleada da Holanda, jogando de azul, por 5 a 1 sobre a Espanha. O juiz italiano Nicola Rizzoli errou ao marcar pênalti cavado por Diego Costa. Xabi Alonso converteu, mas a Holanda não se perdeu. Quase sofre outro gol, mas a rapidez nos contra-ataques terminava com impedimento. Quando Blind acertou um lance longo, Van Persie fez um golaço. Aí tudo começou a mudar. Os holandeses mostraram descontração, que estavam à vontade.

Van Persie faz um golaço, o de empate, de cabeça (KNVB, página da Federação Holandesa no Facebook)

No segundo tempo, com uma linha defensiva forte, bem montada por Louis Van Gaal (do Ajax de 1995, do Barcelona com vários  holandeses depois, e Bayern München há poucos anos), a Holanda não vacilou. Robben fez o gol que faltou na final da Copa de 2010, depois De Vrij fez o terceiro. Van Persie foi mais esperto que o abalado Casillas e fez o quarto e Robben fez outro golaço. E poderia ter sido mais.

A Espanha é bicampeã europeia e campeã mundial. Manteve 16 jogadores campeões em 2010. Vicente del Bosque não optou pela renovação. Talvez pague caro por isso. Os times de base conquistaram vários títulos na Europa. Deulofeu, por exemplo, do Barcelona, que estava emprestado ao Everton, seria aposta, inclusive para ganhar experiência. Sem falar em Muniain ou até mesmo Negredo e Morata no ataque. A Espanha não está fora, mas está abalada. O jogo contra o Chile é decisivo.

A Holanda, por sua vez, está em paz! Após o vice em 2010, fracassou na Eurocopa e partiu para a reformulação. Ficaram as estrelas Robben, Van Persie e Sneijder. A defesa é nova, mas mostrou firmeza! Se irá longe é cedo para dizer. Em Copas, já vimos times que fizeram uma boa partida e depois sucumbiram. Exemplo? A Dinamarca e a Bélgica de 1986, a Nigéria de 1994 e 1998, a França de 1982, Camarões em 1990, Portugal em 1966.

Nenhum comentário:

Postar um comentário