sábado, 11 de junho de 2016

Adeus, saco de pancadas!


Albânia estreia com derrota, mas com dignidade


Há alguns anos, albaneses eram sacos de pancada dos adversários, colecionando goleadas sofridas, mas agora os jogadores estão espalhados pela Europa e Suíça só vence por 1 a 0

A Albânia estreou na fase final da Eurocopa de forma digna, em Lens. Perdeu apenas por 1 a 0 para a Suíça, pelo Grupo A, com gol de cabeça do zagueiro Schär, logo aos 5 minutos, em vacilo de marcação e atraso do goleiro Berisha. Os suíços desperdiçaram várias oportunidades, principalmente na segunda etapa. A Albânia perdeu duas chances claras, com Sadiku (no primeiro tempo) e Gashi (no segundo), que substitui o primeiro. O goleiro suíço Sommer fez defesas nos dois casos.
Sadiku chuta e Sommer evita o empate albanês

Apesar da expulsão do capital Cana, ainda no primeiro tempo, a Albânia não se intimidou. Até há poucos anos, os albaneses nem sonhavam em vencer partidas em eliminatórias. Sofriam goleadas sucessivas, como bons sacos de pancada. Mas atualmente, com a globalização e a abertura do mercado europeu, muitos jogadores atuam na Itália, Espanha, França, entre outros.
Irmãos Xhaka: Taulant (Albânia, à esq.) e Granit (Suíça, à dir.)
Muitos jogadores atuam na própria Suíça. Muitos dos jogadores suíços, inclusive, são de origem albanesa ou kosovar, que ficaram no país rico depois de conflitos internos. Shaqiri, Behrami e Xhaka são de origem albanesa. Tanto que os irmãos Khaka estiveram em campo por seleções diferentes. Granit, o mais famoso, que jogará no Arsenal, defende a Suíça, e Taulant joga no Basel. Foi o primeiro encontro de irmãos por seleções diferentes em Eurocopas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário