quinta-feira, 16 de junho de 2016

Ingleses vencem e alemães empatam



Nova geração inglesa supera galeses e alemães empacam

A Inglaterra, enfim, vence e assume a liderança do Grupo B, deixando País de Gales e Eslováquia na segunda posição. Pelo Grupo C, a Alemanha empata contra a Polônia, no primeiro empate sem gols da Eurocopa desde a edição de 2008, mas lidera, com 4 pontos, junto com os poloneses. E a Irlanda do Norte, sob chuva e granizo, surpreende a irregular Ucrânia e sonha com a classificação

A Inglaterra estava se complicando no clássico vizinho, contra País de Gales, mas achou um gol no final e venceu por 2 a 1, em Lens, assumindo a liderança do Grupo B, com 4 pontos. Assim, na pior das hipóteses, os ingleses devem garantir uma das quatro melhores posições entre os seis terceiros colocados e passar à fase oitavas-de-final. O gol salvador foi de Sturridge, no último minuto, quando os torcedores galeses já comemoravam o bom resultado e a liderança da chave. Com 3 pontos, País de Gales enfrentará a Rússia (1 ponto) e até um empate pode garantir a classificação. A Eslováquia tem 3 pontos e enfrentará os ingleses.

Sturridge (15, de branco) marca o gol da vitória inglesa
 

A rivalidade entre os britânicos parecia terminar em igualdade. Bale marcou, de falta, no final do primeiro tempo, colocando os galeses na frente. O treinador Roy Hodgson fez duas alterações no intervalo e a Inglaterra passou a atacar todo o tempo. Vardy, destaque do pequeno Leicester, campeão inglês, empatou após contar com erro de um zagueiro adversário. Isso logo no começo da etapa final. País de Gales passou a defender o resultado, atacando pouco. Mas, nos acréscimos, Sturridge marcou o gol vitorioso dos ingleses.

O primeiro empate sem gols da Eurocopa, desde a edição 2008, ocorreu no Estádio de France, em Saint-Denis, palco da abertura e da final do evento francês. E foi entre a atual campeã mundial, a Alemanha, e a Polônia. Foi um jogo corrido, movimentado, mas de contrastes. No primeiro tempo os times não acertavam os gols: os goleiros ou dois cones dariam no mesmo. A etapa complementar foi diferente, emocionante. Logo aos 20 segundos, o polonês Milik perdeu um gol diante de Neuer ao furar um cruzamento. Se fosse narigudo, marcaria. Os alemães responderam logo e Fabianski salvou os poloneses. As disposições ofensivas melhoraram e o 0 a 0 só foi confirmado mesmo com o apito final.

Lewandowski x Boateng, ambos do Bayern: alemão salva os alemães


Alemanha e Polônia lideram o Grupo C, com 4 pontos, seguidos pela Irlanda do Norte, com 3. Isso porque, em Lyon, sob chuva e granizo, os norte-irlandeses venceram a Ucrânia por 2 a 0. O primeiro tempo foi monótono, com os ucranianos surpreendidos pelo adversário, mas disposto após a pífia atuação na derrota contra a Polônia. McAuley marcou de cabeça, após cobrança de falta. Típica jogada britânica, aérea, mas que funciona. A Ucrânia tentou empatar, mas sem coordenação, criatividade. Era um amontoado em desespero.

Cenário diferente: granizo interrompe jogo em Lyon


Houve interrupção da partida por dois minutos, por segurança, pois começou a cair granizo. Depois o clima melhorou e a Irlanda do Norte passou a explorar os contra-ataques. Nos acréscimos, McGinn ampliou, deixando os ucranianos com caras de eliminação precoce. Porém, ainda existe possibilidade de classificação, embora o saldo de gols seja péssimo (4 negativos). Terá que vencer bem a Polônia e torcer para a Alemanha contra a Irlanda do Norte, também com bom saldo, para, talvez, ficar com a terceira colocação e aguardar os resultados dos demais grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário