domingo, 19 de junho de 2016

Albânia vence faz história


França empata contra suíços, mas destaque são os albaneses

Em Lille, a França não saiu do empate sem gols, o segundo da Eurocopa, contra a Suíça. Ambos se classificaram. Mas, pelo mesmo Grupo A, em Lyon, a Albânia surpreendeu e venceu a Romênia por 1 a 0 e conquistou sua primeira vitória na fase final de uma grande competição. Com a terceira posição, os albaneses ainda sonham com a classificação

O Grupo A foi o primeiro a ser fechado na Eurocopa. Dois jogos com suas emoções peculiares. Em Lille, apesar da disposição dos dois times em busca do gol, embora sem que a rede fosse balançada, França e Suíça fizeram um bom jogo, movimentado. E em Lyon, a Albânia conquistou uma vitória histórica sobre a Romênia e ainda sonha com a vaga.

Albânia comemora gol histórico na Eurocopa
 

O goleiro suíço, Sommer, foi considerado o destaque da partida e ainda teve duas bolas acertadas em seu travessão: Pogba, no primeiro tempo, e Payet, no segundo. Aliás, Pogba, enfim, fez uma boa atuação. Os suíços têm um bom jogo coletivo, uma equipe entrosada. França, com 7 pontos, e Suíça, com 5, estão classificados nas duas primeiras colocações.

Pogba monta cavalinho em Embolo: lance inusitado
 

Se não teve gols, cenas inusitadas pelo menos a partida de Lille teve. Três jogadores suíços tiveram camisas rasgadas: Xhaka (duas vezes, uma em cada tempo), Embolo e Mehmedi. Outra lance raro foi a bola furada numa dividida de bola entre Behrami e Griezmann. E o outro foi um lance envolvendo Pogba e Embolo: o francês praticamente “montou cavalinho” no suíço e o juiz considerou a jogada normal.

Em Lyon, a Romênia, com mais tradição no futebol, precisava vencer para chegar aos 4 pontos e sonhar pelo menos com a terceira posição. Mas o time irregular, que não segurou o empate contra a França e desperdiçou a chance de vencer a Suíça, fracassou novamente. No final da primeira etapa, após cruzamento de Memushaj, Sadiku fez o gol da Albânia, o primeiro da história dessa seleção, estreante em fase final de Eurocopa em sua melhor fase. O time segurou o resultado até o final e comemorou como se fosse um título.

Sadiku marca o gol histórico da Albânia, de cabeça
 

A Albânia é um país pequeno, teve vários problemas sociais e políticos nas últimas décadas, e ainda luta para se tornar visível. Os seus jogadores, no entanto, atuam em bons clubes do exterior. Pode até não se classificar para a fase seguinte, com os 3 pontos, mas já ganhou a sua Copa do Mundo. A Albânia teve participação digna. Perdeu por 1 a 0 para a Suíça, mas teve chances de empatar, e quase segurou o empate sem gols contra a França – dois gols, no final e nos acréscimos, evitaram a conquista daquele ponto. Mas, diante da Romênia, enfim, veio a vitória consagradora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário