sexta-feira, 17 de junho de 2016

Olhem a Espanha aí, de novo!



Espanha bate fácil a Turquia e Itália também se classifica

Com a liderança do talento Iniesta, espanhóis fazem 3 a 0 no pior time da Eurocopa, e ressurgem como candidatos ao tricampeonato da Eurocopa. A Itália vence a Suécia, em jogo fraco, por 1 a 0, e também garante vaga. E a Croácia vacila no final e cede empate à República Checa, mas decidirá primeira colocação contra os espanhóis

A Espanha garantiu a sua classificação antecipada, no Grupo D, ao checar aos 6 pontos, após vencer a Turquia por 3 a 0, e chama a atenção, pois ressurge como favorita ao terceiro título da Eurocopa – a última derrota na competição ocorreu em 2004. Não foi só o placar mais dilatado da competição até o momento, mas uma atuação tranquila dos espanhóis, convincente, que fizeram o que quiseram. O talentoso Iniesta comandou o time, com toques refinados, criatividade e visão de jogo. A partida teve também teve, com os turcos, a confirmação do pior time. A Turquia é um país fanático por futebol, mas nem a torcida aguenta assistir um time tão apático e indiferente. A única coisa que os turcos fizeram, nas eliminatórias da competição, foi deixar a Holanda de fora. E só.


Iniesta esbanja seu talento mais uma vez contra os turcos
 
Ainda no primeiro tempo a Espanha já vencia por 2 a 0, com gols de Morata e Nolito. A Geórgia, no amistoso em Madrid, fez melhor e até venceu os espanhóis. A Turquia só esboçou atacar, de forma desordenada, depois de sofrer o terceiro gol, de Morata. Nem o astro Arda Turan, apagado, foi perdoado pela própria torcida e foi vaiado. Aliás, na tradução em turco, do nome dele, está o espírito dos turcos na Eurocopa: “aumentou o turismo”. Ou seja, o time está na França a passeio.

Em Saint-Étienne, a Croácia deixou a vitória escapar na reta final, pelo Grupo D. Poderia golear a República Checa, mas pecou nas conclusões e vacilou defensivamente quando não podia. Perisic fez o primeiro gol croata, no primeiro tempo. Os checos ficaram na defesa e esboçaram atacar nos últimos minutos. Com jogadores mais badalados e talentosos, a Croácia ampliou, com Rakitic. Os checos descontaram num cabeceio de Skoda.

Skoda, de pênalti, empata para os checos contra os croatas
 

Apesar do gol, a República Checa não demonstrava força suficiente para empatar. Mas isso mudou após a paralisação, por cinco minutos, na reta final, com sinalizadores lançados em campo pela torcida croata. Uma atitude estúpida, que ocorreu pela falha da organização do evento. Afinal, em todos os lugares do mundo, torcedores entram com sinalizadores nos estádios, e não existem fiscalizações? Pessoas são feridas e as autoridades falam apenas em investigação. Mas se esquecem da negligência de organizadores e clubes donos dos estádios.

Enfim, no retorno, os checos pressionaram e, numa bola área, Vida enfiou a mão na bola e cometeu pênalti, convertido por Necid. O empate de 2 a 2 evitou a classificação antecipada da Croácia e manteve a República Checa com possibilidades, desde que vença a Turquia. Com 4 pontos, os croatas precisam vencer a Espanha para terminar na primeira posição do grupo.

Éder marca o único gol no jogo mais chato da Eurocopa
 

O jogo mais decepcionante da Eurocopa até agora foi protagonizado por Itália a Suécia, em Toulouse. O primeiro tempo foi pífio, com os italianos – que estrearam bem – recuados e os suecos impotentes ofensivamente, mesmo tendo o talentoso Zlatan Ibrahimovic. A segunda etapa teve inversão dos papéis, mas a primeira jogada perigosa ocorreu nos dez minutos finais: uma cabeçada no travessão de Parolo. Quando a partida parecia caminhar mesmo para o marasmo do placar sem gols, perto do final, numa jogada rápida, o brasileiro naturalizado italiano, Éder, recebeu passe de Zaza, driblou um zagueiro e marcou. A vitória por 1 a 0 classificou a Itália, com 6 pontos, no Grupo E, que tem ainda Bélgica e Irlanda. Os suecos ainda não acertaram uma bola na direção do gol – contra a Irlanda, o gol foi contra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário